Expectativas sobre o funcionamento do mercado regulado para descarbonizar a economia
- lladvogadossite
- 18 de jun.
- 1 min de leitura
No dia, 16 de junho, o sócio-fundador Ludovino Lopes participou do painel “Expectativas sobre o funcionamento do mercado regulado para descarbonizar a economia”, ao lado de Cristina Reis (Subsecretária de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Ministério da Fazenda) e Fernanda Facchin (Executiva sênior em sustentabilidade da Natura), com moderação de Vanessa Adachi (Publisher do Reset).

O debate abordou temas centrais para o futuro da transição energética no Brasil, tais como a implementação do sistema cap and trade, a integração com mercados regulados internacionais e o papel da implementacao do mercado de carbono como um dos potenciais motores de inovação e transicao para a economia de baixo carbono no país.
A Lei Federal nº 15.042/2024 representa um marco inovador na legislação ambiental e climática brasileira, ao instituir uma nova classe de ativos ambientais e financeiros. Essa estrutura normativa tem o potencial de posicionar o Brasil como protagonista nos mercados globais de carbono, ao criar condições jurídicas e operacionais para a atração de investimentos, o financiamento climático e a adoção de tecnologias de ponta voltadas à descarbonização. Além disso, abre novas oportunidades estratégicas para diversos setores econômicos, impulsionando ações concretas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas, em alinhamento com compromissos nacionais e internacionais, afirmou Ludovino Lopes.
Comments