Tiago Ricci

Você está aqui: Ludovino Lopes Advogados » Tiago Ricci

img_lopes
tgor@llalaw.com.br
riccitiago

Tiago Gonçalves de Oliveira Ricci

Advogado, sócio fundador do escritório Ludovino Lopes Advogados, atua há mais de 10 anos na estruturação jurídica de empresas, empreendimentos e projetos na área de inovação tecnológica, economia digital, energia, mudanças climáticas, geração de ativos ambientais, fundos de investimento (venture and seed capital), educação socioambiental e de políticas públicas e coorporativas em desenvolvimento sustentável e mudanças do clima.

Área de atuação:

Climático, sustentabilidade e Mercado de ativos ambientais;
Corporate;
Project Finance;
Tributário.

Formação Acadêmica:

LLM em Direito do Mercado Financeiro e de Capitais pelo INSPER/IBMEC, em 2010;
Especialização em Direito Tributário pela PUC São Paulo, em 2008;
Graduado em Direito pelas Faculdades Metropolitanas Unidas, em 2004.
Possui cursos de extensão em:
Contabilidade pela IOB e pela Associação Paulista de Estudos Tributários – APET;
De Direito no Ambiente Digital, ministrado in house por especialistas;
Prática forense, pela FMU.

Perfil Profissional:

2006 – 2011 – Participou da estruturação jurídica de Projetos de Usinas de Biodiesel, geração de créditos ambientais em aterros sanitários, constituição de fundos de investimento em ativos ambientais, educação socioambiental e de sustentabilidade coorporativa.
2007 – 2007 – Participou do Grupo Jurídico para Elaboração de Projeto de Lei de Política Estadual sobre Mudanças Climáticas de São Paulo, publicado no Diário da Assembleia Legislativa de São Paulo – nº 44 – DOE 08/03/07.
2007 – 2008 – Foi membro da equipe especializada para a estruturação das diretrizes da Política sobre Mudanças Climáticas, Desenvolvimento Sustentável e Conservação Ambiental do Estado do Amazonas. (Lei 3.135 de 5 de Junho de 2007)
2009 – Em 2009 integrou a delegação brasileira, como observador, na Conferência das Partes das Nações Unidas para Mudança do Clima – COP 15.
2010 – Assumiu a Relatoria da Comissão de Regulação do Mercado Voluntário de Carbono promovido pela ABNT.
Integrou a delegação brasileira, como observador, na Conferência das Partes das Nações Unidas para Mudança do Clima – COP 16.
Assessorou a estruturação e implementação da Política Estadual de pagamento por serviços ambientais do Estado do Acre. (Lei 2.308 de 2010)
2010 – 2011 – Relator do Grupo de Regulação da Comissão de Regulação do Mercado Voluntário de Carbono da ABNT.
2011 – Assumiu a Relatoria da Comissão de Regulação do Mercado Voluntário REDD promovido pela ABNT.
Foi integrante a delegação brasileira, como observador, na Conferência das Partes das Nações Unidas para Mudança do Clima – COP 17.
2012 – Assessorou a estruturação e implementação do Projeto de Lei de Política Estadual de pagamento por serviços ambientais do Estado do Amazonas;
Assessorou a estruturação e implementação do Projeto de Lei de Política Estadual de pagamento por serviços ambientais do Estado de Goiás;
2013 – Assessorou a estruturação e implementação do Projeto de Lei de Política Estadual de pagamento por serviços ambientais do Estado de Goiás;
Assessorou a estruturação e implementação do Projeto de Lei de Política Estadual de pagamento por serviços ambientais do Estado do Amapá;

Palestras e Artigos relevantes:

2008 – Palestrante do IV Congresso MERCOSUL de Direito Ambiental.
2011 e 2012 – Palestrante: “Mudanças Climáticas: REDD+ e Serviços Ambientais no Brasil – Estudo Jurídico”, durante o I e II Curso Internacional de Treinamento em Serviços para Elaboração, Execução e Monitoramento de Projetos de Carbono na América Latina, realizado no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA.
2012 – Palestrante sobre o tema legislação climática e ativos ambientais no Brasil, no evento realizado pelo IBC, em São Paulo.
2012 – Foi relator de grupo de trabalho no Work Shop Instrumentos Econômicos e Financeiros para a Política de Serviços Ambientais do Amazonas;
2013 – REDD+. Estudo Jurídico sobre a possibilidade de criação e implantação de sistemas subnacionais. GCF e Climate and Land Use Alliance.

Atividades e Afiliações:

OAB/SP
Câmara-e.net

Idiomas:

Português e Inglês