Laudato Si

Você está aqui: Ludovino Lopes Advogados » UncategorizedGreen Blog » Laudato Si

Jun 19, 2015 lla_admin (0)

As encíclicas papais, não obstante a religião que se siga ou não, são documentos que guardam grande conexão com o seu tempo e expressam o sentido de mudanças que já repousam no espírito das pessoas.

As encíclicas quando dirigidas a comunidade em geral – diversamente daquelas endereçadas somente à comunidade católica – são constituídas de grande simbolismo político e se assemelham muito mais a um documento destinado a gerar efeitos no debate internacional do que a afirmação de um dogma.

A atual “Louvado sejas, meu senhor” faz um juízo abrangente sobre os desafios científicos, práticos e morais das mudanças climáticas em nosso tempo. A expressão papal se dá não somente no plano espiritual, conclama a todos para o desafio da vida prática humana para a emergência de tomada de atitudes para mudança do comportamento de consumo e para o ativismos dos Estados Nacionais na mudança de comportamento e padrão da indústria e consumo contemporâneo.

O simbolismo é muito importante, visto que é uma mensagem que procura solidificar consensos em vista da COP de Paris, que será o momento derradeiro para tomada de decisões e mudanças legislativas que impactem e enderecem soluções para as emissões e devastações do meio ambiente natural.

O texto é extremamente cuidadoso e abrangente tanto no sentido moral como científico… vale uma leitura atenta!

laudato-si-po

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>